O Centro Franciscano Santa Luzia está localizado no Parque Vila Nova, considerada uma das áreas mais pobres da Região Metropolitana.
Já foi denominada Favela do Lixão, e possui uma extensão que vai da Linha Vermelha ao Centro de Duque de Caxias.
Esta região apresenta constantes inundações e soma-se a este cenário as condições propícias para alastramento de doenças infectocontagiosas como dengue, tuberculose, leptospirose, cólera, dentre outras.
Assim sendo, a comunidade apresenta um dos maiores índices de mortalidade infantil.
A comunidade apresenta uma elevada densidade demográfica e, grande parte das famílias, divide “aglomerados” com dois ou três cômodos para um número médio de seis (6) pessoas por residência.
A população é composta por indivíduos de baixa renda, com inexpressivo índice de escolaridade que, na maioria encontram-se desempregados ou vinculados a economia informal da região.
As famílias não possuem condições de oferecer regularmente condições básicas de sobrevivência e de cidadania e contam com um cenário de violência alimentado pelo tráfico de drogas que alicia seguidores, mantendo a situação estagnada.
Diante desta realidade alarmante, a Associação Franciscana da Divina Providência propôs-se a transformar a comunidade local a partir da educação das crianças, visando
à redução da desigualdade social.
A escola atende a crianças da Educação Infantil, de 4 a 6 anos, e desenvolve ações de fortalecimento dos vínculos familiares, do direito de brincar, de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos destes menores.
Oferece refeições diárias visando à diminuição da desnutrição infantil, material pedagógico de apoio e equipamentos necessários para realização de um trabalho pedagógico de qualidade.
Educação Infantil, de 4 a 6 anos.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP